segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MAPA CONCEITUAL E EDUCAÇÃO

Os mapas conceituais nos auxiliam a ordenar os conteúdos do conhecimento. Esta proposta está baseada na ideia fundamental da psicologia cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre pela assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Ideias e informações são aprendidas a partir de pontos de ancoragem que nos auxiliam na modificação da estrutura cognitiva.

Segundo esta teoria.
. As entradas para a aprendizagem são importantes;
. Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados;
. Novas ideias e conceitos devem ser "Potencialmente significativos" para o aluno;
. Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas dos alunos fará que novos conceitos sejam relembrados.

Os mapas conceituais servem para tornar significativa a aprendizagem estabelecendo ligações entre o novo conhecimento e os conceitos que já possui.

Mapas conceituais também podem ser utilizados como:
. Estratégia de estudo;
. Estratégia de apresentação de itens curriculares;
. Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar;
. Pesquisas educacionais.

Para elaboração deste mapa podemos utilizar papel e lápis, porém o uso de um software facilitará esta tarefa. Comece a utilizar o software Cmap Tools.

Com o Cmap tools o que você pensou ganha forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário