sábado, 3 de dezembro de 2011

PROJETO DE TRABALHO "SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

JUSTIFICATIVA
Infelizmente em nosso país a população afrodescendente sofre discriminação até hoje. Podemos analisar quando observamos as desigualdades entre brancos e negros, portanto constata-se a necessidade de revertermos este quadro. O dia 20 de novembro é dedicado para debatermos e refletirmos sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humanlo ultrapasse as fronteirtas da violência, do preconceito e do racismo. 

OBJETIVOS
  • Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes, na escola e na sociedade;
  • Entender e valorizar a identidade da criança negra;
  • Redescobrir a cultura negra, viva em nossa sociedade;
  • Discutir por meios das rodas de conversa, para um posicionamento frente a realidade social em que vivemos.
CONTEÚDO
O foco principal é a educação voltada para a conscientização da importância do negro na constituição da identidade de nosso povo. O respeito à diveridade humana e a reprovação do racismo e do preconceito, buscando nas nossas próprias raízes a herança cultural e biológica africana (comidas, danças, vestimentas, língua etc.).
  • Coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana;
  • Direitos Hmanos e igualdade;
  • Valorizar e respeitar a nossa própria identidade.
DESENVOLVIMENTO
O tema será desenvolvido na sala de aula e na sala de informática  por meio de atividades que estimulem os alunos à pesquisa. Os alunos devem fazer observaçãoes diretas no entorno de seu bairro, observar indiretamente através de ilustrações, vídeos, leituras. Para tanto vamos utilizar:
  • Livro: "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria  Machado, Ed. Ática. Também editada em video;
  • Livro: "Declaração Universal dos Direitos Humanos" - adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2006; 
  • Livro: "Tenka, preta pretinha" de Leia Zatz, Ed. Biruta;
  • Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi;
  • Trabalhos de Cândido Portinari - "Menina com tranças e laços" fazer analogia com o livro "Menina bonita do laçoi de fita".
  • Assistir ao video " Discriminação e ética da turma da Mônica". Promover reflexão.
RESULTADOS ESPERADOS
  • Apropiação de novas aprendizagens, a parir de esclarecimentos sobre outras culturas;
  • Registros de atividades como: desenhos, comentários orais e troca de experiências com seus colegas e postagem no blog da turma.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua com a intenção de rever constantemente a prática, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, observando-se o individual ao coletivo no decorrer do projeto pois trata-se de uma proposta constuída de acodo com o cotidiando em sala de aula.

PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º ano

DURAÇÃO
Um mês - durante o mês de novembro.

INDICAÇÃO DE VIDEOS

DISCRIMINAÇÃO E ÉTICA
TURMA DA MÔNICA








MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



Podemos observar algumas ilustrações dos trabalhos de CANDIDO PORTINARI.

INDICAÇÃO DE LIVROS


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