JUSTIFICATIVA
Infelizmente em nosso país a população afrodescendente sofre discriminação até hoje. Podemos analisar quando observamos as desigualdades entre brancos e negros, portanto constata-se a necessidade de revertermos este quadro. O dia 20 de novembro é dedicado para debatermos e refletirmos sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humanlo ultrapasse as fronteirtas da violência, do preconceito e do racismo.
OBJETIVOS
- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes, na escola e na sociedade;
- Entender e valorizar a identidade da criança negra;
- Redescobrir a cultura negra, viva em nossa sociedade;
- Discutir por meios das rodas de conversa, para um posicionamento frente a realidade social em que vivemos.
CONTEÚDO
O foco principal é a educação voltada para a conscientização da importância do negro na constituição da identidade de nosso povo. O respeito à diveridade humana e a reprovação do racismo e do preconceito, buscando nas nossas próprias raízes a herança cultural e biológica africana (comidas, danças, vestimentas, língua etc.).
- Coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana;
- Direitos Hmanos e igualdade;
- Valorizar e respeitar a nossa própria identidade.
DESENVOLVIMENTO
O tema será desenvolvido na sala de aula e na sala de informática por meio de atividades que estimulem os alunos à pesquisa. Os alunos devem fazer observaçãoes diretas no entorno de seu bairro, observar indiretamente através de ilustrações, vídeos, leituras. Para tanto vamos utilizar:
- Livro: "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado, Ed. Ática. Também editada em video;
- Livro: "Declaração Universal dos Direitos Humanos" - adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2006;
- Livro: "Tenka, preta pretinha" de Leia Zatz, Ed. Biruta;
- Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi;
- Trabalhos de Cândido Portinari - "Menina com tranças e laços" fazer analogia com o livro "Menina bonita do laçoi de fita".
- Assistir ao video " Discriminação e ética da turma da Mônica". Promover reflexão.
RESULTADOS ESPERADOS
- Apropiação de novas aprendizagens, a parir de esclarecimentos sobre outras culturas;
- Registros de atividades como: desenhos, comentários orais e troca de experiências com seus colegas e postagem no blog da turma.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua com a intenção de rever constantemente a prática, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, observando-se o individual ao coletivo no decorrer do projeto pois trata-se de uma proposta constuída de acodo com o cotidiando em sala de aula.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º ano
DURAÇÃO
Um mês - durante o mês de novembro.
INDICAÇÃO DE VIDEOS
DISCRIMINAÇÃO E ÉTICA
TURMA DA MÔNICA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Podemos observar algumas ilustrações dos trabalhos de CANDIDO PORTINARI.
INDICAÇÃO DE LIVROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário